O discurso de formatura representa a memória da trajetória de uma turma.
O texto compartilhado apresenta uma construção sensível dos oradores Gustavo Klima e Manoela Werle, formandos 2020, na formatura realizada em setembro 2021, no CSA.
Boa noite pais, amigos, direção, coordenação, professores e demais funcionários do Colégio Santo Antônio. Boa noite colegas formandos.
Essa não é a maneira que esperávamos que a celebração de conclusão do nosso último ano fosse. Mas meu colega orador e eu chegamos a conclusão de que nos recusamos a falar mais uma vez sobre o vírus. Já bastam os noticiários e as máscaras incrementadas a rotina. Já basta a palavra “presencial” ter sido incluída no nosso vocabulário do dia a dia, porque agora os eventos e compromissos se dividem em duas categorias: a vida digital e a vida real. Estamos aqui para celebrar a vida real, que tem valor insubstituível.
Antes de começar a escrever este discurso, eu pensei seriamente no que iria abordar. Falaria sobre as angústias do tempo? Sobre as incertezas do futuro? Sobre a parceria da nossa turma? Sobre o tempo em que passamos na escola? Qual seria o foco? O que nós queremos dizer? O que queremos que nossos convidados ouçam? Bom, decidi que falaríamos sobre uma palavra específica: contribuição. “Ato ou efeito de colaborar no desenvolvimento de alguma coisa”.
COLÉGIO
No dia da nossa formatura do nono ano, recebemos um desafio da professora Sônia, uma de nossas paraninfas: ela propôs que lêssemos “O Mundo de Sofia”. É claro que, em uma turma diversificada como a nossa, nem todos os alunos chegaram a cumprir sua tarefa, mas aqueles que são leitores assíduos tiraram grande proveito do romance norueguês. Diante disso, gostaria de citar uma pequena, mas rica frase: “tudo depende do tipo de lente que você utiliza para ver as coisas”.
O Colégio Santo Antônio possui uma lente especial, isso eu garanto para vocês. Uma perspectiva diferente de como devem funcionar as coisas no mundo e as pessoas nele inseridas. A maior contribuição que essa escola poderia nos dar é o direito de nos sentirmos bem por sermos exatamente do jeito que somos. E é a abertura para nos tornarmos qualquer coisa que quisermos. Deixa que perguntem, que testem, que peçam conselhos. Deixa que se desenvolvam de maneira autêntica.
Registramos aqui o nosso muito obrigado a todos os funcionários dessa instituição maravilhosa. Agradecemos a diretoria e a coordenação pelo apoio e preocupação constantes e, especialmente, eterno. Porque a gente sabe que aluno é como filho, não é? E que coração de mãe sempre tem espaço para mais um. Isso vocês nos ensinaram muito bem, e, por isso, também ficarão nos nossos corações para sempre.
PROFESSORES
Primeiramente, nós, em nome de toda a turma, gostaríamos de agradecer aqueles que nos guiaram nesta longa trajetória de 3 anos dentro do ensino médio. Aqueles que nos mostraram que o esforço e a dedicação vencem todos os obstáculos. Que sempre nos deixaram confortáveis para desabafar sobre qualquer coisa. Que tornaram qualquer tarde em um momento alegre e que nos motivaram e nos deram segurança para seguir em frente. Queremos agradecer àqueles que nos ensinaram o valor da contribuição para um grupo de pessoas, e como é boa a união que resulta de tudo isso.
Professores, parabéns pela profissão. Ser cientista, líder, amigo, contribuir na construção de seres sensíveis… quanta responsabilidade. E os nossos professores sempre fizeram tudo com maestria. Cuidaram muito bem de nossas mentes e corações.
Texto: Gustavo Klima e Manoela Werle
Oradores da turma