A industrialização do Brasil a partir das obras de Tarsila do Amaral. O Projeto Interdisciplinar acontece com a turma do 3º Ano do Ensino Médio, envolvendo os componentes curriculares de Geografia, História e Literatura e conta com a mediação dos Professores Cristiane Feltraco Navarro, Josemir Gregory e Gisele Melo.
De acordo com o projeto
Quando falamos sobre o processo de industrialização muitas pessoas acham que, quando se constrói uma fábrica ou indústria em uma determinada localidade, está se industrializando esse lugar. Mas industrialização não é, simplesmente, a construção de uma fábrica aleatoriamente. As indústrias, provocam a consolidação e a existência de duas classes sociais principais: os trabalhadores – ou proletários – e os patrões – ou burgueses.
Além do impacto na relação de trabalho, a indústria provoca uma transformação social, pois promove a expansão das cidades, a formação de grandes centros comerciais e proporciona o crescimento da economia, além de gerar mais empregos e, consequentemente, aumentar o número de consumidores. A formação de indústrias provoca, portanto, grandes transformações no espaço geográfico.
Conforme nos cita o professor Wagner de Cerqueira e Francisco:
O espaço está em constante transformação, sendo o homem um dos principais responsáveis por esse processo. As relações socioeconômicas estabelecidas em um determinado local configuram o espaço geográfico, alterando de forma significativa os elementos da natureza e, consequentemente, a paisagem.
O primeiro local do mundo que passou pelo processo de industrialização foi a Europa, com destaque para a Inglaterra. No Brasil, esse processo aconteceu muito tempo depois, em razão da elevada dependência econômica que herdamos de nosso passado colonial, o processo de desenvolvimento das atividades do setor secundário está atrelada à constituição da população brasileira, marcada pela miscigenação fortalecida pelos fluxos migratórios.
Como forma de representação deste processo de industrialização/desenvolvimento populacional, contamos com a representatividade da artista Tarsila do Amaral, como nos confirma Paulo Araújo professor colaborador Nova Escola:
Tarsila, considerada a primeira-dama do modernismo brasileiro e uma das responsáveis pela criação de uma arte genuinamente verde-amarela. O trabalho da pintora passa por várias fases, como a pau-brasil, a antropofágica e a social. Desta última, que contribuiu para solidificar no nosso imaginário o início da industrialização do país, a tela Operários se destaca.
Poder proporcionar aos nossos alunos a construção do conhecimento de forma interdisciplinar e através da interpretação de grandes obras que marcam a literatura brasileira é de grande valia, visto que poderão estabelecer relações importantes na evolução territorial, política e cultural do nosso país.
Desenvolvimento
Esta atividade contempla objetos do conhecimento comuns aos componentes de História, Geografia, História e Literatura. Neste cenário, indústria, governos, população, espaço, ocupação espacial, formas de trabalho estão presentes no estudo.
A atividade acontecerá três momentos:
1º – Estudos das obras e sua relação com o contexto histórico/geográfico e sua relação com o conteúdo que está sendo abordado em sala de aula;
2º – Leitura e interpretação do texto: SOBRE A FORMAÇÃO DA MÃO-DE-OBRA INDUSTRIALNO BRASIL E A IMIGRAÇÃO ESTRANGEIRA – 1890-1930;
3º – Seminário, onde deverão ser apresentadas as pesquisas ao grupo.