Feira Pedagógica

Pense em uma Feira Pedagógica…

Agora imagine o que crianças criativas e adolescentes pesquisadores podem criar…

Projetos de aprendizagem, experiências, atividades interativas, fazem parte do universo de uma feira e representam construções desenvolvidas ao longo de um ano letivo. Para além dos resultados os ambientes expressam o trabalho colaborativo realizado por alunos e professores em prol da aprendizagem significativa.

Assim, as turmas da Educação Infantil prepararam ambientes de vivências onde exploram o corpo e as sensações. Bebês sorridentes e curiosos aproveitam os espaços para observar e tocar objetos com diferentes texturas e sensações (frio/calor), engatinhar e dar seus primeiros passos aos olhos atentos das professoras e monitoras.

Os Anos Iniciais apresentaram projetos de aprendizagem envolvendo diferentes formas de expressão através da linguagem e suas tecnologias. Arte esteve presente em telas, esculturas, brinquedos e brincadeiras de infância. Da bolha de sabão a origem da vida os pequenos mostraram o que aprenderam com atenção aos visitantes. Plantas, chás, curiosidades e soluções no reaproveitamento de recursos foram compartilhados. Arquitetos apresentaram novos conceitos de cidade. Pequenos engenheiros e suas estruturas modernas trouxeram arte e movimento por toda a parte.

Nos Anos Finais do Ensino Fundamental a atenção voltada à pesquisa e a resolução de situações-problema mobilizaram as turmas. O corpo, o espaço, o ambiente em sintonia. Experimentos e construções que ilustraram princípio da física e da química. O espaço geográfico, os povos e movimentos migratórios. A arte e o poder da palavra. A linguagem e suas formas de expressão. O texto, o livro, o cheiro e as memórias. Histórias de encantar ou de arrepiar. Tudo depende da preferência de leitor e ao ouvinte… Bem este observava-se com olhos arregalados às vezes contente, às vezes contrariado.

A Iniciação Científica foi o foco das turmas do Ensino Médio. O aprender mobilizando conceitos a partir do rigor científico. Linhas de pesquisa, metodologias colaboram para elaboração de soluções ou respostas situações do cotidiano. Todo estudo acompanhado por professores orientadores. O resultado – conhecimento, postura e interação.

Autoria, protagonismo e valor ao conhecimento.

Muitas mãos com o objetivo de “somar pensamentos e fazer acontecer” na Feira Pedagógica do CSA.

Márcia Andréia de Castro Beppler

Professora e Coordenadora EF II e EM

Deixe um comentário

Rolar para cima